top of page
filme fotografico

Fotografia Vs. Registro

"ELE REALMENTE SE IMPORTA COM AS PESSOAS"


A diferença entre os milhares de fotógrafos, em diversos segmentos da fotografia, e os que buscam um diferencial para tornar-se um fotógrafo acima das expectativas, tem muito a haver com esta nota no filme, sobre as imagens de Sebastião Salgado. Bem não precisamos adjetivar o grande Fotógrafo Brasileiro, pois o reconhecimento de suas obras já o fez a muito tempo... Mas o que tem por de trás das imagens do Sebastião, do Pierre, Steven e por grandes nomes da fotografia, conhecidos ou não, que fazem com que suas imagens sejam primordiais por mais simples que possam ser?


Vão além de um simples registro de uma cena! Claro que dependendo do contexto, tem outros atributos, aliás inúmeros, por exemplo alguns deles: sair da zona de conforto, buscar locais inusitados, desenvolver uma técnica de captura, gerar comunicação carismática, e assim por diante. Mas o que quero ressaltar neste post, é que o fotografo antes do click, seja qual for o tipo de fotografia, tem que pensar nas possibilidades fora a fotografia, (técnica, cena, cenário), é perceber que aquele momento, ou evento ou cena tem uma história por trás, que pode ser de amor, alegria, tristeza, apelo, glamour e por ai a fora. Se envolver no tema, estuda-lo mesmo antes de fotografa-lo, se possível, conhecer a história, emocionar-se, e criar o intuito de gerar resultado.


Sempre fotografamos para mostrar a alguém, ou para alguém ver. Informação de um momento qualquer, que pode apenas informar, sensibilizar, alegrar, alertar, despertar etc... Enfim, gerar emoções alem da imagem, por melhor que ela seja, fazer com que o espectador se torne mais feliz naquele momento, ou não, e relate algo que precise ser revisto, pensado ou refletido em toda a sua plenitude. Uma única imagem potencializada pode gerar milhões de reflexões, gerando benefícios a pessoas, cidades, países, famílias, amigos etc.


É! A fotografia é muito mais do que uma imagem, pode ser um livro de somente uma página, independente de sua história, porem conforme sua bagagem de conteúdo, uma grande obra.


Quem o faz, precisa desta sensibilidade, ir alem de um simples fotógrafo de registro, ser um pouco de escritor, repórter, sociólogo humanista...Enfim ser O SAL DA TERRA.


Ps: Ressaltando aspectos técnicos da 2ª imagem do vídeo: Regra do espaço ativo - E medição modo Spot.

O tema do post, está aberto a consultas, debates ou maiores esclarecimento. Obrigado Abraço a Todos!





Posts Recentes
Arquivos
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
RSS Feed
arte
Decoracao
bottom of page